A comissão científica da I Jornada de Saberes e Vivências Musicais da UEPA, informa que os Anais foram publicados e estão disponíveis no site do evento no endereço:

www.even3.com.br/anais/jsvm_uepa/

Apresentação

O Curso de Licenciatura Plena em Música completa neste ano de 2019 três décadas de criação e funcionamento. São trinta anos formando profissionais para o ensino da música para os diversos campos de educação musical local.

Mas não se trata somente de uma formação musical e pedagógica. Há também uma iniciação à pesquisa por meio dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), bem como à extensão por meio de projetos que oferecem cursos e apresentações musicais à comunidade local. Esse “local” abrange Belém, Vigia, Santarém e agora Bragança, onde a Licenciatura tem ofertado vários cursos de extensão e em setembro de 2019 realizou a I Jornada de Saberes e Vivências Musicais da UEPA, cujos Anais ora apresentamos.

O evento se justificou pela oportunidade de reunir os cursos de Licenciatura em Música da UEPA, permitindo uma visão de sua produção em ensino, pesquisa e extensão, sendo um estímulo mesmo a essa produção e sua difusão.

A I Jornada de Saberes e Vivências Musicais da UEPA teve sua relevância também pelo fato de possibilitar o diálogo entre saberes locais e saberes acadêmicos, sistematizando-os e os difundindo.

Por fim, a importância da I Jornada está no fato de que ela oportunizou ao pólo de Bragança um evento que reúne ciência e arte preparando o local de forma apropriada para a possível criação de mais uma interiorização do curso de Licenciatura em Música da UEPA. Nesse sentido, reuniu os cursos de Belém, Vigia e Santarém como que a colaborar com o “nascimento” de um possível novo “rebento” exatamente quando o curso completa seu trigésimo ano de existência. Estes Anais são a documentação desse momento histórico.

Belém, setembro de 2019.

 

Jessika Castro Rodrigues

Tarsilla Castro Rodrigues da Silva

Lia Braga Vieira

Comissão Científica da I Jornada de Saberes e Vivências Musicais da UEPA

Entidade Civil de Utilidade Pública do Estado do Pará, sem fins lucrativos.

  • Segunda à Sexta: 09h às 16h