As quarenta (40) cadeiras da Academia Paraense de Música - APM têm, cada uma, o seu Patrono e Acadêmico, de acordo com o estatuto da entidade. Clique nos links abaixo, para expandir o conteúdo e conhece-los.
Patrono: Henrique Gurjão.
Ocupante da cadeira nº 01.
Acadêmica: Maria Lenora Menezes de Brito
Pianista e professora. Belém-PA, 1935. Filha do poeta Bruno de Menezes e da profa. Francisca Santos de Menezes, fez o curso de piano no Instituto Carlos Gomes, classe de Enid Mendes Barroso Rebelo, diplomando-se com distinção em 1957, obtendo logo após uma das cadeiras de piano desse estabelecimento.
Depois de concluir o curso de pós-graduação, realizou em 04/12/1959 seu primeiro recital no Theatro da paz. Exibiu-se posteriormente em São Luis, Fortaleza e outras capitais. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará com mestrado em musicologia pela Universidade do Estado de São Paulo (USP).
Professora (concurso público) na Escola de Música da UFPA. Pianista, camerista e conferencista é sempre solicitada para elaborar comentários nos encartes de CD’s de músicos, autora do livro “Uma leitura da música de Waldemar Henrique” editado pelo Conselho Estadual de Cultura do Pará. No campo da música de câmara, Lenora Brito tem participado como pianista de primeiras audições em Belém como: Schubert – Quinteto em Lá Maior (A Truta); Rachmaninoff – Sonata para violoncelo e piano; Zoltan Kodaly – Sonata para cello e piano; Bela Bartok – Ciclo de oito canções populares húngaras (voz e piano), entre outras.
Compões com Eliana Cutrim, o Duo Pianístico da UFPA. Gravações em CDs: Jaime Ovalle. Obra para canto e piano; Carlos Gomes – Peças raras para piano solo e a quatro mãos, A Música e o Pará: Recital Wilson Fonseca.
Patrono: Gama Malcher.
Ocupante da cadeira nº 02.
Acadêmico: Felipe Andrade e Silva.
Pianista e professor. Belém-PA, 1949. Iniciou os estudos de piano com Amália Brito e preparou-se para o ingresso no Conservatório Carlos Gomes com Oneide Bastos, tendo então ingressado na classe da profa. Elísia Leite.
Interrompeu os estudos no segundo ano do curso técnico para se formar em Arquitetura e Construção de Sistemas de Informática pela UFPA, 1972. Frequentou então o curso de piano da Escola de Música da UFPA, antigo Serviço de Atividades Musicais (SAM), com Anamaria Peixoto. Tendo recebido o diploma de Analista de Sistemas, começou a trabalhar na Empresa de processamento de Dados do estado do Pará em 1980. Algum tempo depois, retornou ao Conservatório na classe da professora Dóris Azevedo, com a qual concluiu o curso técnico de piano.
Teve em seguida aulas de aprimoramento com a professora Guilhermina Nasser e frequentou Master Class ministrados por Arnaldo Cohen, Miguel Proença e André Rangel. Ainda no Conservatório Carlos Gomes, fez curso de pós-graduação com especialização em Fundamentos da Linguagem Musical com a mestra russa Irina Lopatina e, pela Fundação Getúlio Vargas fez o curso de Especialização em Projetos Culturais concluindo com nota máxima. Acumulou funções de diretor de ensino da Fundação Carlos Gomes e diretor do Conservatório Carlos Gomes.
É professor de música do Curso Fundamental, Técnico e do Bacharelado em Música da UEPA / FCG.
Patrono: Clemente Ferreira Jr.
Ocupante da cadeira nº 03.
Acadêmico: "Vaga"
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Patrono: Ettore Bósio
Ocupante da cadeira nº 04.
Acadêmica: Maria Lúcia Silva de Azevedo.
Pianista e professora. Belém-PA, 1966.
Filha da pianista e professora Dóris de Azevedo, fez o curso de piano no Conservatório Carlos Gomes.
Teve aulas em cursos de extensão com os pianistas André Luis Rangel, Arnaldo Cohen, Dayse de Luca, Lina Kubala, Luis Senise e Orlando Leite, e os norte-americanos David Wittem e Peter Wasbeck.
Patrono: José Domingos Brandão.
Ocupante da cadeira nº 05.
Acadêmica: Lia Braga Vieira.
Graduada em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Federal do Pará (1986), Especialização em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (1987), Mestrado em Educação Musical pelo Conservatório Brasileiro de Música (1992), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Pós-doutorado em Educação Musical (2012) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
É professora titular do Departamento de Artes da Universidade do Estado do Pará e professora aposentada do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará, onde desenvolveu atividades como membro da equipe de editores científicos da Revista ARTERIAIS.
Na gestão, atuou como Diretora Adjunta do ICA/UFPA (2006-2010), como Coordenadora Operacional dos MINTERs em Música USP/UFPA (2001-2003) e UFBA/UFPA (2008-2010), como Vice coordenadora do PPGARTES/ICA/UFPA (2012-2014) e como Coordenadora do PROF-ARTES/UFPA (2014-2015).
Desenvolve pesquisa na área de Educação Musical.
Patrono: Manuel Castelo Branco.
Ocupante da cadeira nº 06.
Acadêmica: Ana Maria de Castro Souza.
Pianista, cantora e regente, Belém-PA, 1957.
Formada em piano pelo Instituto Carlos Gomes onde atuou como professora (1979-1988), fez cursos de regência em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Teresópolis. Doutora em Música, área Educação Musical (Universidade Federal da Bahia, 2015) com estagio doutoral em TUFTS University (BO), Mestrado em Música, área Educação Musical (UFBA,2000). Professora do Curso de Licenciatura em Música da UEPA. Atua nas áreas de Educação Musical, Regência Coral, Música Popular Brasileira, Prática Coral, Música afro-brasileira e coro cênico.
Especialista em Fundamentos da Linguagem Musical (UEPA,1995), foi professora e gestora da Escola da Música da UFPA (1981-2007) onde formou e dirigiu o Grupo Vocal Vox Brasilis (1993-2005) e o grupo Cantores Contemporâneos desde 1988.
Regente do Madrigal da UEPA desde 2016.
Patrono: Cincinato Ferreira de Souza
Ocupante da cadeira nº 07.
Acadêmico: Leonardo Raimundo Benedito de Oliveira.
Professor e regente, Belém-PA, 1939.
Major reformado da Polícia Militar do Pará, regente de banda de música, possui graduação de Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Pará, professor de teoria musical, instrutor de violoncelo, regente da orquestra juvenil e regente auxiliar da orquestra profissional da UFPA.
Curso de Violoncelo e Regência Instrumental, realizados em Teresópolis no Rio de Janeiro..
Patrono: Clemente Souza.
Ocupante da Cadeira nº 08.
Acadêmico(a): "Vaga"
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Patrono: Alípio César Pinto de Silva
Ocupante da cadeira nº 09.
Acadêmico: Jose Wilson Malheiros da Fonseca.
Professor e regente, Belém-PA, 1939.
Magistrado Federal do trabalho, aposentado, músico, jornalista, escritor, instrumentista, libretista, autor de óperas, compositor e poeta, Santarém-PA, 1945.
Graduado em Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará (1976). Lecionou na Universidade Federal do Pará, Universidade da Amazônia, Faculdade Estácio de Sá.
Diácono Ordenado da Igreja Católica, exercendo suas funções na Igreja dos Capuchinhos, em Belém. Algumas das Instituições às quais pertence: APL – Academia Paraense de Letras; APJ – Academia Paraense de Jornalismo; APM – Academia Paraense de Música; AMATRA/8 – Associação dos Magistrados Trabalhistas da 8ª Região; ANAMATRA – Associação Nacional dos magistrados Trabalhistas; ABJ – Associação Brasileira de Jornalistas (membro fundador honorário).
Patrono: Octávio Meneleu Campos.
Ocupante da Cadeira nº 10.
Acadêmico(a): "Vaga"
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Patrono: Corbiniano da Silva Vilaça.
Ocupante da cadeira nº 11.
Acadêmica: Jacqueline Vieira da Gama Malcher.
Professora, Belém-PA, 1962.
Mestre em Direito do Trabalho pela UFPA, fez curso de instrumentista musical em piano pelo Conservatório Carlos Gomes, de Pós-Graduação Latu Sensu em fundamentos da Linguagem Musical pela UEPA/Fundação Carlos Gomes em 1995.
Professora de 1º e 2º grau em Música do Serviço de Atividades Musicais da UFPA, professora substituta do departamento de Artes do Centro de letras e Artes da UFPA, professora substituta de Direito Civil de Centro de Ciências Jurídicas da UFPA.
Patrono: João Valente do Couto.
Ocupante da cadeira nº 12.
Acadêmica: Hilda Maria Valente Azulay.
Pianista e professora, Belém-PA, 1953.
Iniciou seus estudos de piano aos 08 anos de idade no Conservatório Carlos Gomes com a professora Lenora Brito, onde concluiu o curso técnico em 1983.
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística pela Faculdade Estadual de Educação do Pará (1992), Especialização em Linguagem Musical (1995). Professora do Instituto Estadual Carlos Gomes.
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical.
Patrono: Antônio Cirilo Silva.
Ocupante da cadeira nº 13.
Acadêmica: Maria Cláudia Oliveira.
Pianista e percussionista, Belém-Pa., 1969.
Estudou piano e percussão sob a orientação dos professores Dóris Azevedo e Luís Sampaio na Fundação Carlos Gomes e Escola de Música da UFPA respectivamente. Diplomada em piano pelo Conservatório Carlos Gomes em 1984.
No mesmo ano interessou-se pelos instrumentos de percussão. Em 1990 ingressou no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP) bacharelado. Foi integrante do grupo PIAPI durante o período de 1990 a 1993, realizando concertos nas principais capitais brasileiras, além de participar como solista no Festival de Música Nova e na Bienal de Música Brasileira Contemporânea.
Patrono: Armando Lameira.
Ocupante da cadeira nº 14.
Acadêmica: Maria Luiza de Luca Martins.
Pianista e professora, Belém-PA, 1946.
Possui graduação em Licenciatura em Piano pelo Conservatório Carlos Gomes (1968) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (1967).
Desde 2007 é coordenadora do Curso de Bacharelado em Música da Universidade do Estado do Pará em convênio com a Fundação Carlos Gomes. Atualmente é representante dos professores da Universidade do Estado do Pará e dos professores da Fundação Carlos Gomes.
Compõe o corpo docente do curso técnico do Conservatório Carlos Gomes, lecionando história da música popular brasileira, piano e piano complementar. E também compõe o corpo docente do curso de bacharelado em música da Universidade do Estado do Pará, lecionando piano complementar.
Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Música (piano, piano em grupo e história da música popular brasileira).
Patrono: Jayme Nobre.
Ocupante da cadeira nº 15.
Acadêmica: Gelda Liane da Silva e Silva.
Pianista e professora, Rio de Janeiro-RJ, 1964.
Estudou no Conservatório Carlos Gomes, classe da Professora Dóris Azevedo. Fez cursos de extensão com Arnaldo Cohen, Luis Senise, Maria Helena Jordan e outros. Atualmente integra o corpo docente do Conservatório Carlos Gomes e o Conjunto de Música Antiga.
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.
Patrono: Raimundo Pinto de Almeida.
Ocupante da cadeira nº 16.
Acadêmico: Humberto Valente Azulay.
Pianista e professor, Belém-PA, 1983.
Possui graduação em Bacharelado em Música (Piano) pela Universidade do Estado do Pará (2005), Especialização na área de Composição e Arranjo pela Universidade Federal do Pará (2010) e Mestrado em Artes pela Universidade Federal do Pará (2012).
Professor efetivo da Escola de Música da Universidade Federal do Pará e Técnico Autorizado em Piano Acústico pela Yamaha Musical do Brasil.
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em PIANO. Atual vice-presidente da Academia Paraense de Música.
Patrono: Paulino Lins de Vasconcelos Chaves.
Ocupante da cadeira nº 17.
Acadêmico: Gilberto Augusto Monteiro Chaves.
Baixo cantante, Belém-PA, 1942.
Recebeu na infância os primeiros ensinamentos com o avô, Alfredo Chaves, irmão do maestro Paulino Lins de Vasconcelos Chaves. A atividade coral ocupa parte do seu trabalho, entre 1964 e 1966; apresenta-se como solista em obras de Bach, Monteverdi, Beethoven etc. Formado bacharel em Direito no ano de 1966 pela Faculdade Livre de Direito de Belém do Pará (hoje UFPA).
Pesquisador na área de música e canto, ministrou várias palestras sobre música, além de promover e dirigir diversos concertos líricos. Em 1996 participou da criação da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz (OSTP) e da Amazônia Jazz Band.
Assumiu a direção do Teatro da Paz (2002 a 2006), fazendo parte na qualidade de Diretor Artístico, da criação do Festival de Ópera da Casa de Espetáculos. Foi um dos autores do livro sobre o Teatro, da série Restauro da Secretaria de Estado de Cultura, vencedor do Prêmio Jabuti em 2014.
Patrono: Beatriz Simões.
Ocupante da cadeira nº 18.
Acadêmico: Paulo José Campos de Melo.
Pianista, organista, compositor e regente. Belém-PA, 1954.
Iniciou os estudos musicais orientado pelas professoras Maria Lenora Menezes de Brito e Ana da Graça Campos de Melo, sua mãe. Em 1960 ingressou no Conservatório Carlos Gomes, classe de Amélia Dóris de Azevedo. Concluiu o curso em 1972 com nota máxima e, no ano seguinte, como bolsista da Fundação Cultural do Estado, transferiu-se para o Rio de Janeiro, onde estudou com Miguel Proença, Magdalena Tagliaferro, Artur Moreira Lima e participou do concurso nacional Troféu Globo-MEM, ganhando menção honrosa. Em 1975, com bolsa da Fundação Cultural do Estado, passou a trabalhar em São Paulo com o maestro Souza Lima. Tocou em várias cidades brasileiras e em Montevidéu a convite do governo do Uruguai.
Em 1977 seguiu para Sion na Suíça, para fazer estágio de aperfeiçoamento com o pianista brasileiro Roberto Szidon. Tocou na Suíça e na Alemanha onde acabou se radicando. Casou-se com a cantora alemã Angelika C. Melo e, fez extensa turnê em 1983-4 por vários teatros da Alemanha, Áustria, França, Espanha, Dinamarca, Polônia e Itália.
Apresentou-se em vários países da Europa. Produziu o musical Anphytrion oder, 1982, textos de Michael Wallner, e a ópera de câmara Satyros, texto de Goethe, a trilha sonora do filme Faust, do diretor austríaco Ernst Gossner e estreou sua segunda ópera, A Flauta Mágica II Parte, texto Goethe, no Tiroter Lander Theather de Innsbruck, 1995. Em seguida retornou a Belém e, em 1996 foi nomeado superintendente da Fundação Carlos Gomes.
Organista da Catedral de Belém, deu o concerto inaugural após sua completa restauração.
Patrono: Isaura Nobre.
Ocupante da cadeira nº 19.
Acadêmica: Eliana Camara Cutrim.
Pianista e professora. Belém-PA, 1953.
Estudou no Instituto Carlos Gomes, classe de Enid Mendes Barroso Rebelo. Em 1965 foi para o Rio de Janeiro, estudando na Escola Nacional de Música com Esther Niederberger, mas terminou os estudos no Conservatório Carlos Gomes com Helena de Nazaré Maia.
Fez cursos de interpretação pianística com Miguel Proença, Lina Kuballa, Elza K. Gushikem e Dayse de Luca e em Paris Constantin Schmaelling, George Geszti. Formou duo pianístico com Ana Maria de Castro Sousa.
Em 1980 formou o Trio Música Antiqua, do Instituto Carlos Gomes, com Luiz Carlos Tavares (flauta) e Linda Louise Kruger (violoncelo) e o Duo Pianístico da Universidade Federal do Pará, com Maria Lenora Menezes de Brito, com quem gravou vários discos na coleção “Nos Originais”, da UFPA.
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Letras pela Universidade Federal do Pará (1976) e mestrado em Ciências da Educação - Docência Universitária pelo Instituto Pedagógico Latino Americano e Caribenho (2000).
É professora assistente IV da Universidade do Estado do Pará do curso de graduação em Música. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Instrumentação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: música, compositor, registro, Belém e saúde, humanização.
Atual Presidente da Academia Paraense de Música.
Patrono: Manoel Luiz de Paiva.
Ocupante da cadeira nº 20.
Acadêmica: Maria de Nazaré Pinto Marques Pinheiro.
Pianista e professora.
Diplomada pelo Instituto Carlos Gomes, fez cursos de especialização e diversas apresentações como solista, desenvolvendo ainda atividades com a música de câmara. Professora do serviço de atividades musicais da UFPA, participou da gravação de diversos LPs da Coleção “Nos Originais”, produzidos pelo Núcleo de Artes – Escola de Música da UFPA.
Patrono: Theóphilo Dolor M. de Magalhães.
Ocupante da cadeira nº 21.
Acadêmico: Jonas Monteiro Arraes.
Contrabaixista, compositor, professor e regente, Ananindeua-PA, 1957.
Doutor em Musicologia pela Universidade Estadual de Campinas (2021), possui graduação em Música pela Universidade Federal da Bahia (1989) e Mestrado em Artes Musicais - Campbellsville University (2005).
Atualmente é professor da Universidade do Estado do Pará e professor aposentado da Fundação Carlos Gomes. Dentre as suas principais experiências musicais estão a participação como contrabaixista em diversas orquestras, desde o ano de 1975 até 2009, quando encerrou sua carreira na Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (Belém-PA); participou de diversos grupos camerísticos, tendo atuado como solista e Regente de Coro e Orquestra. Suas ações na Educação Musical se consolidaram com a direção de projetos sociais, como o Projeto Solar dos Sons (Prefeitura de Belém,1998-2003) e Projeto Cururu (Paróquia de Santo Antônio de Lisboa, 2003-2011).
Como pesquisador atuou em diversos projetos, com destaque ao Projeto "Recuperação e Difusão do Acervo Musical da Coleção Vicente Salles da Biblioteca do MUFPA" e a coordenação de edição dos livros de autoria do historiador e folclorista Vicente Salles, "Lundu, Canto e Dança do Negro no Pará" (2016) e de "Música e Músicos do Pará", 3ª ed. (2016). Sua tese de doutoramento estudou a presença de Antônio Carlos Gomes na belle époque de Belém do Pará.
Foi coordenador da pesquisa da história do Instituto Estadual Carlos Gomes, que subsidiou os textos do Memorial do IECG (2018). Atualmente é Membro Efetivo da Academia Paraense de Música e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará, atuando principalmente nos seguintes temas: Música, História, Educação, Cultura e Acervo Musical.
Patrono: Marcos Raggio Salles.
Ocupante da cadeira nº 22.
Acadêmica: Arlette Tavares Pinheiro.
Pianista e professora, Belém-PA, 1929.
Diplomada pelo Instituto Carlos Gomes, dedicou-se ao magistério de piano e de iniciação musical. Fez cursos de aperfeiçoamento no Rio de janeiro e em Brasília (UNB).
Fez parte do corpo docente da atual Escola de Música da UFPA. Especialista em educação e iniciação musical, desenvolveu um método próprio, Iniciação musical através da marimba, flauta doce e piano, editado pela UFPA em 1992 em 2 volumes.
Patrono: Tereza da Cruz Ponte e Souza.
Ocupante da cadeira nº 23.
Acadêmico: Luiz Pereira de Moraes Filho (Pardal).
Violinista, bandolinista, compositor, arranjador, Belém-PA, 1960.
Aluno do Serviço de Atividades Musicais da UFPA foi recrutado pela Orquestra Sinfônica de Campinas, onde ficou dois anos como violinista de fileira. Mudou-se depois para Brasília, ficando cinco anos.
Trabalhou na Orquestra do Teatro Nacional e foi professor de violino na Escola de Música de Brasília. Aí, já tocando bandolim, sofreu a influência do choro. Voltando para Belém, passou a lecionar violino no SAM, hoje Escola de Música da UFPA, participou de vários conjuntos, como o Corta Jaca e Pau e Corda, tocando bandolim.
Doutorado em Composição - UFBA/UFPA (2012). Orientador: Wellington Gomes da Silva. Iniciou seus estudos musicais no Instituto de Iniciação Musical e Piano em Belém e mais tarde ingressou na Escola de Música da Universidade Federal do Pará, integrando posteriormente como violinista, a Orquestra Jovem e Orquestra Profissional, e o Corpo Docente desta Universidade.
Possui graduação em Ed.Artística-Hab. Música pela Universidade do Estado do Pará (2004). Atualmente é professor da Universidade Federal do Pará
Patrono: José Agostinho da Fonseca.
Ocupante da cadeira nº 24.
Acadêmico: Vicente José Malheiros da Fonseca.
Pianista, compositor e magistrado, Santarém-PA, 1948.
Filho do compositor Wilson Dias da Fonseca, iniciou os estudos musicais com o pai em Santarém, ao tempo em que fazia estudos elementares e depois os de humanidades.
Ingressou na Faculdade de Direito da UFPA, diplomado, sem deixar, entretanto, de fazer música e compor pequenas peças para piano. Desembargador do Trabalho, Decano e ex-Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, sediado em Belém (PA). Magistrado de carreira há 48 anos.
Autor de obras jurídicas e culturais (livros e artigos). Professor Emérito da Universidade da Amazônia (UNAMA). Membro de diversas Academias e instituições congêneres. Foi agraciado com medalhas e honrarias. Compositor (mais de 1.000 obras musicais em diversos gêneros).
Membro Titular da Academia Paraense de Música, desde 1º de junho de 2011, na Cadeira nº 24, cujo Patrono é seu avô paterno, Maestro José Agostinho da Fonseca (1886-1945), sendo primeiro ocupante Wilson Dias da Fonseca - Maestro Isoca (1912- 2002), seu genitor.
Patrono: Ulysses Euclides do Couto Nobre.
Ocupante da cadeira nº 25.
Acadêmico: João Augusto de Lima O de Almeida.
Tenor, Belém-PA, 1967.
Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará (1991), graduação em Música - Conservatório Brasileiro de Música, Centro Universitário (2004) e mestrado em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007).
Atualmente é técnico em gestão cultural - Secretaria Executiva de Cultura do Pará. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: república, Carlos Gomes, conservatório de música, século XIX e ópera.
Patrono: Isaías Oliveira da Paz.
Ocupante da cadeira nº 26.
Acadêmica: Maria de Nazaré Oliveira.
Em Atualização.
Patrono: Helena Nobre.
Ocupante da cadeira nº 27.
Acadêmica: Helena de Nazaré Gomes Maia.
Pianista e professora, Belém-PA, 1937.
De uma família de musicistas, filha da pianista Maria do Céu Nobre Gomes e neta do flautista Jayme Nobre, fez os estudos de piano, diplomando-se em 1953 pelo Instituto Carlos Gomes, com título de honra, na classe de Enid Mendes Barroso Rebello.
Aperfeiçoou-se com Maria Josefina Mignone e Arnaldo Estrela, no Rio de janeiro em 1956. Foi professorado Conservatório Carlos Gomes e do Serviço de Atividades Musicais da UFPA.
Foi coordenadora da Rede Paraense de Música (1977).
Patrono: Joaquim Mamede da Costa.
Ocupante da cadeira nº 28.
Acadêmica: Lúcia Maria Arantes de Oliveira.
Percussionista, pianista, camerista e professora, Belém-PA, 1951.
Formada em piano e percussão pelo Conservatório Carlos Gomes, onde é professora, e do curso de bacharelado em Piano da Universidade do Estado do Pará (UEPA).
Fez gravações para o programa “Sonata” apresentado pela TV Cultura do Pará e para o disco da série “Nos originais” – Wilson Fonseca, produzido pelo Núcleo de Arte e Escola de Música da UFPA, além de participar de todos os festivais Internacionais de Música de Câmara promovido pela Fundação Carlos Gomes desde a sua criação em 1987 e de inúmeros Encontros de Arte de Belém, promovidos pela Escola de Música da UFPA.
Integrou a Orquestra Sinfônica e o Grupo de Percussão do Teatro da Paz..
Patrono: Clodomir Nobre Miranda.
Ocupante da cadeira nº 29.
Acadêmico: "Vaga"
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Patrono: Sebastiana Araújo dos Santos.
Ocupante da cadeira nº 30.
Acadêmica: Itacy Ferreira da Silva.
Nascida em Belém-Pa, 1933. Itacy Ferreira da Silva, é pianista e professora de Iniciação e Teoria Musical.
Formada em piano pelo Conservatório Carlos Gomes, na classe da professora Dóris Azevedo. Trabalhou nesta instituição dos anos 70 até 2018, formando grandes gerações de músicos do nosso estado.
Patrono: Jayme Ovalle.
Ocupante da cadeira nº 31.
Acadêmico: Robenare Marques dos Santos Conceição.
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH da Universidade Federal do Pará - UFPA; Especialista Lato Sensu em Planejamento em Docência do Ensino Superior pela Escola Superior Aberta do Brasil; Pianista, Compositor e Arranjador.
Formado em Piano pela Escola de Música da Universidade Federal do Pará (EMUFPA) Graduado no Curso de Bacharelado em Música. Composição e Arranjo pela Universidade do Estado do Pará e Fundação Carlos Gomes (UEPA/FCG) e JAZZ PIANO COURSE com os pianistas Bill Mays e Jeff Gardner.
Ao longo de sua carreira desenvolve trabalhos de produção e direção musical em grupos de música popular, erudita e experimental; além de trabalhos na docência e pesquisa - musical e filosófica. Integrou por 11 anos o grupo Amazônia Jazz Band, Big Band de grande destaque no cenário musical jazzístico brasileiro e tem acompanhado renomados músicos da gama musical nacional e internacional.
Atualmente como Endosser da CASIO PIANOS desenvolve trabalho de pesquisa e performance através do Robenare Jazz Trio, onde trabalha a releitura de obras eruditas com uma linguagem jazzística e participa de projetos ligados a instituições de ensino e pesquisa do governo federal e estadual, é membro associado da International Association of Schools of Jazz, IASJ, instituição internacional de fomento e divulgação do ensino do Jazz ligada a UNESCO
Patrono: Margarida Schivazappa.
Ocupante da cadeira nº 32.
Acadêmico: "Vaga"
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Patrono: Arthur Iberê de Lemos.
Ocupante da cadeira nº 33.
Acadêmica: Cintia Patrícia Correa de Oliveira.
Soprano, Belém-PA, 1976.
Iniciou seus estudos em canto com a mestra Marina Monarcha. Graduou-se em Educação Artística com habilitação em Música na UFPA e em canto lírico, na classe do prof. Vanildo Monteiro pela Escola de Música da UFPA.
Atuou em festivais de música em diversos estados brasileiros e participou de vários concursos internacionais de canto. Se apresentou em atividades artísticas musicais, em recitais e concertos com repertório de música antiga, oratório, lied e melodie.
Atuou nas óperas Macbeth, de G. Verdi (Lady-in-Waiting) e crmen, de G. Bizet (Micaela), no Festival de Ópera de 2002 e de 2004 no Teatro da Paz. Produziu em 2002 um CD de música paraense, obras de Wilson Malheiros, registrado selo Uirapuru, o canto da Amazônia, onde interpreta duas peças
Patrono: Maria Araújo de Figueiredo.
Ocupante da cadeira nº 34.
Acadêmica: Haydee Graci Mendes de Andrade.
Haydée Graci é paraense natural de Belém, onde ainda reside.
Hoje aposentada, após trabalhar por mais de três décadas como professora de música e história da arte.
Pianista formada pelo Conservatório Carlos Gomes em Belém, Haydée também estudou música sacra em Recife no Seminário Batista do Norte do Brasil e Educação Artística na Universidade Federal do Pará.
Assim como muitas mulheres da sua geração, ela se posicionou contra as tendências da época, trabalhando fora e criando uma carreira sólida na belíssima arte do magistério, onde se destaca o cargo de professora do Centro de Letras e Artes da Universidade Federal do Pará, no qual por 12 anos esteve na administração como coordenadora do curso de Educação Artística e chefe do Departamento de Artes, participando ativamente do processo de criação do curso de Educação Artística com Habilitação em Música, que posteriormente se tornaria o Curso de Licenciatura em Música.
Patrono: Maria Luzia Vella Alves.
Ocupante da cadeira nº 35.
Acadêmico: José Agostinho da Fonseca Neto.
Pianista, compositor e regente, Santarém-PA, 1953.
Filho do maestro e compositor Wilson Dias da Fonseca, iniciou os estudos de piano com o pai, fazendo as primeiras apresentações públicas aos cinco anos de idade.
Em 1964, iniciou com seu irmão José Wilson os estudos de clarineta, passando a integrar o conjunto Tapajoara, organizado e dirigido pelo irmão mais velho, Vicente.
Herdeiro e continuador da tradição da família Fonseca, de Santarém, é o atual regente da Banda de Música Municipal Prof. José Agostinho e coordenador do núcleo local do Instituto Carlos Gomes. Em 2002 lançou o CD “Sinfonia Amazônica”, com gravações da Orquestra Jovem Wilson Fonseca, de Santarém, contendo 19 peças musicais de José Agostinho da Fonseca, Wilson Fonseca e Vicente Fonseca.
Patrono: Mário da Silva Neves.
Ocupante da cadeira nº 36.
Acadêmica: Adriana Valente Azulay.
Pianista, Belém-PA, 1978.
Iniciou seus estudos de piano aos 6 anos de idade, com a Profª. Dóris Azevedo, onde concluiu em 1995 o 2o grau em piano pelo Conservatório Carlos Gomes na classe da mesma professora.
Participou de máster Classes com Daniel Schene, Frederich Moyer, Elzibieta Sternlich, Achille Picchi, Gilberto Tinetti, Arnaldo Cohen, Miguel Proença entre outros. Tomou parte em oito concursos de piano, colecionando três primeiros lugares, quatro segundos lugares e um quinto. Em agosto de 1998 atuou como solista da Orquestra Sinfônica de Rio Claro (SP).
Como solista e camerista realizou recitais em diversos lugares, como Universidade de Miami, Theatro da Paz e outros. Em 1999 participou da Academia Internacional de Piano na classe da professora Fany Solter em Karlsruhe (Alemanha), recebendo ao final do curso a seguinte crítica do jornal alemão Badische neue Nachritchten: “A pianista brasileira Adriana Azulay desenvolveu em Festa no Sertão de Villa Lobos um fogo brasileiro aliado a uma imensa sensualidade sonora".
Concluiu em 2000 o curso de Bacharelado em Música na classe da professora Glória Caputo, da Fundação Carlos Gomes/UEPA e desde então vem participando dos mais diversos concertos como solista e camerista, a exemplo dos Festivais Internacionais de Música, Encontro de Violoncelos da Amazônia, Festival de Ópera do Theatro da Paz, bem como cursos de aperfeiçoamento.
Foi agraciada com uma bolsa de estudos durante cinco anos da Fundação Carlos Gomes – Governo do Estado do Pará para realizar seus estudos de mestrado e doutorado no exterior.
Concluiu com nota máxima o mestrado em Música de Câmara na Universidade de Karlsruhe (Alemanha), na classe dos professores Michael Uhde e Fany Solter. É doutora em Música de Câmara pela Universidade de Saarbrücken (Alemanha), pela classe da professora Tatevik Mokatsian. É integrante do “Sexteto de 7”, grupo camerístico formado para difusão e resgate da música paraense e brasileira em diversas formações, do Grupo “Câmera Brasil”, e do “Duo Irmãos Azulay”.
É professora da Escola de música da Universidade Federal do Pará, das classes de Música de Câmera e pianista correpetidora, a qual foi diretora no biênio 2010-2012. Atualmente está na Direção Geral do Instituto de Ciências da Arte – ICA, da Universidade Federal do Pará.
Patrono: Enid Mendes Barroso Rebello.
Ocupante da cadeira nº 37.
Acadêmica: Ana Maria Catarina Nobre Peixoto.
Pianista e professora, Manaus-AM, 1946.
Diplomada pelo Instituto Carlos Gomes, turma 1951, classe da profa. Enid Mendes Barroso Rebello, realizou seu bacharelado no Conservatório Brasileiro de Música, Rio de Janeiro, na classe do pianista Miguel Proença.
Professora do Centro de Atividades Musicais da UFPA e do Instituto Carlos Gomes, diretora deste estabelecimento de 1977 a 1983, regente da orquestra juvenil do Serviço de Atividades Musicais em concertos em Belém, Santarém, Manaus e Rio de Janeiro. Publicou em colaboração com Linda Kruger “Iniciando cordas através do folclore”, método para o ensino instrumentos de cordas com 2 volumes, livro do professor e do aluno, objetivando o aprendizado da música por meio de manifestações folclóricas brasileiras e norte americanas.
Foi diretora técnica da Fundação Carlos Gomes, responsável pelos projetos na área de educação musical da Instituição, diretora artística dos festivais internacionais de música do Pará e dos encontros de Violoncelo da Amazônia.
Patrono: Gentil Puget.
Ocupante da cadeira nº 38.
Acadêmica: Maria da Glória Boulhosa Caputo.
Pianista e professora, Belém-Pará, 1950.
Criadora da Fundação Amazônica de Música –FAM, destaca o trabalho desenvolvido por essa Fundação em Santa Cruz do Arari, na região do Marajó, considerada uma escola profissionalizante onde vários alunos já foram encaminhados para estudar música nas universidades e também mantém projetos como o Vale Música.
Sua história de vida se confunde com a própria história da difusão da música erudita no Pará, nos últimos trinta anos. Seu desejo de infância era tocar violino, o que não se concretizou por falta de oportunidade. Porém, começou a tocar piano aos seis anos no Instituto Carlos Gomes, onde veio a se formar em 1966 com o grau de Professor de Piano. Sua Pós-Graduação em piano foi realizada no mesmo instituto e, logo em seguida, participou de um curso de Interpretação e Técnica Pianística com o professor Pierre Klose, no Seminário de Música de Salvador-BA.
Fez especialização nos Estados Unidos. Durante mais de 10 anos, executou importantes projetos como a criação da Orquestra de Câmara do Pará, atelier de Luteria, interiorização da Música e o Festival Internacional de Música do Pará.
Fez contatos com centros musicais dos EUA e da Europa, conseguindo trazer para Belém mestres de música da Rússia, Bulgária e Tchéquia, a fim de desenvolverem o ensino de canto e de instrumentos de arco. Produtora de eventos musicais, criou a empresa MusiKArt que entre outras atividades, lançou o CD Theatro da Paz – Canções e solos de Piano – Maria Helena Coelho Cardoso e Oriano de Almeida, recuperando a gravação de um recital realizado no palco do Theatro da Paz em 1975 pelos dois artistas paraenses.
Criou um espaço cultural em sua residência denominado Art Doce Hall. Atualmente é a Superintendente da Fundação Carlos Gomes, onde já desenvolveu vários projetos e formou centenas de músicos.
Patrono: Augusto Ebremar de Bastos Meira.
Ocupante da cadeira nº 39.
Acadêmica: Mavilda E. Jorge Aliverti.
Pianista e professora, Belém-Pará, 1937.
Estudou no Conservatório de Belas Artes do Pará e no Instituto Carlos Gomes, especializou-se em musicalização, teoria e piano. Realizou o curso de Letras na UFPA.
Foi professora na Unama, na Escola de Música da UFPA e no Conservatório Carlos Gomes.
Patrono: Idália Mara da Costa Pereira.
Ocupante da cadeira nº 40.
Acadêmico: Urubatan Ferreira de Castro.
Pianista, compositor e regente, Puraquequara (município de Ourém)-PA, 1966.
Iniciou os estudos de piano em 1985 e no ano seguinte ingressou na Escola de Música da UFPA, onde também estudou violino e oboé. Concluiu o curso técnico de piano na classe da professora Nazaré Pinheiro. Graduado em Licenciatura Plena - Educação Artística com Habilitação em Música, pela Universidade Federal do Pará (1995), Especialista em Educação Musical pela Universidade do Estado do Pará e Mestre em Artes Musicais pela Campbellsville University - USA (2005).
Professor da Universidade do Estado do Pará e Colégio da Aeronáutica Tenente Rego Barros. Participa efetivamente dos grupos de pesquisa da Universidade do Estado do Pará CUMA (Cultura e Memória Amazônica) e GEPEM (Grupo de Estudo e Pesquisa em Música).
Tem experiência nas áreas de Regência Coral, Ensino do Piano, Estrutura e Análise Musical e Musicologia, com ênfase em Cultura Musical Paraense, Música Colonial e Imperial Brasileira, Orientador de Trabalho de Conclusão do Departamento de Artes - Música - Centro de Ciências Sociais e Educação da UEPA.
É Integrante do Duo de Piano e Voz Câmera Amazônia e diretor musical do Quarteto de Cordas da UEPA.