O Prof. Dr. Jonas Monteiro Arraes, membro efetivo da Academia Paraense de Música, atual ocupante da Cadeira 21 - patronímica de Theóphilo Dolor Monteiro de Magalhães, defendeu no dia 24 de fevereiro de 2021, a sua tese de doutorado, intitulada: "Tão longe e tão distante: a presença de Antônio Carlos Gomes na belle époque de Belém do Pará". A Banca Examinadora aprovou a tese "com louvor" e recomendou a publicação.

A partir de uma larga pesquisa realizada em Belém, Campinas, Rio de Janeiro, São Paulo e Portugal, de forma presencial, e em diversos sites de pesquisas, pela internet, o musicólogo Jonas Arraes reuniu grande acervo documental e fontes jornalísticas. A partir de uma extensa bibliografia e das fontes consultadas, a tese foi escrita objetivando estudar e resgatar a história da presença de Carlos Gomes na belle époque de Belém do Pará, nos anos de 1882 a 1896.

Escrita em três capítulos, onde o primeiro apresenta ao leitor a cidade de Belém no período da economia da borracha, o segundo e o terceiro descrevem as viagens de Gomes ao Pará, nos anos de 1882, 1883, 1895 e 1896, quando se mudou definitivamente para Belém, tendo falecido, nessa cidade em 16 de setembro de 1896.

A pesquisa realizada para a produção do trabalho, propiciou a revelação de novos acontecimentos e a descoberta de imagens e documentos pouco conhecidos, que podem contribuir com a musicologia brasileira e com os estudos sobre a vida e a obra de Antônio Carlos Gomes.

Entidade Civil de Utilidade Pública do Estado do Pará, sem fins lucrativos.

  • Segunda à Sexta: 09h às 16h